Ostomia



O que é ostomia?
Muita gente se pergunta o que é ostomia ou estoma...
A Ostomia nada mais é do que um procedimento cirúrgico que consiste na desconexão de algum trecho do tubo digestivo, dos aparelhos respiratório, urinário, ou outro qualquer, através de uma abertura ou orifício externo, por onde o tubo será ligado. Este orifício chama-se estoma. A palavra estoma vem do grego “Stoma”, seu significado é boca.
Conforme o local onde foi feito a ostomia dá-se um nome diferente, iniciado pelo nome do local e seguido de “ostomia”.
Exemplo:
Colostomia = exteriorização do intestino grosso através do colo, localizado a esquerda ou direita do abdome.

Ileostomia = exteriorização do intestino delgado através de sua parte final mais grossa, conhecida como íleo localizada a direita do abdome.

Urostomia = exteriorização da bexiga ou dos canais que levam a urina dor rins á bexiga, localizado no abdome conforme a característica da cirurgia.

Esofagostomia = esofagectomia
Gastrostomia = estômago
Duodenostomia = duodeno
Cistomia = bexiga urinária
Em casos de câncer no intestino ou outros problemas, em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente extraído, faz-se um estoma ligando a extremidade do intestino preservado à pele. É normal, nesses casos a aplicação de uma bolsa de colostomia para o recolhimento de fezes.
http://4.bp.blogspot.com/-ZuK1CAdNNGg/Taco-R9kKRI/AAAAAAAAABA/8i6ImOfpHYs/s400/foto+01.jpg


Declaração dos Direitos dos Ostomizados
Estes direitos foram criados pelo comitê Executivo da IOA – Associação Internacional dos Ostomizados (International Association Canadá junho de 1997).
1 – Receber orientação pré-operatória, a fim de garantir um total conhecimento dos benefícios da operação e os fatos essenciais a respeito de viver com uma ostomia.
2- Ter um ostoma bem feito, local apropriado, proporcionando atendimento conveniente e integral para o conforto do paciente.
3 – Receber apoio médico experiente e profissional, cuidados de enfermagem especializada no período pré-operatório e pós-operatório, tanto no hospital como em suas próprias comunidades.
4 – Ter acesso a informações completas e imparciais sobre o fornecimento e produtos adequados disponíveis em seu país.
5 – Ter a oportunidade de escolha entre os diversos equipamentos disponíveis para ostomia sem preconceito ou constrangimento.
6 – Ter acesso a dados acerca de sua Associação Nacional de Ostomizados e dos serviços e apoio que podem ser oferecidos.
7 – Receber apoio e informação para benefício da família e dos amigos a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações necessárias para alcançar um padrão de vida satisfatório para viver com a ostomia.
8 – Assegurar que os dados pessoais a respeito da cirurgia de ostomia serão tratados com discrição e confiabilidade, a fim de manter sua privacidade.


Para mais informações acessem nosso site: aoor.org.br/